{"id":294,"date":"2004-05-03T00:51:18","date_gmt":"2004-05-03T00:51:18","guid":{"rendered":"http:\/\/poetagem.com.br\/?p=294"},"modified":"2016-09-24T00:52:08","modified_gmt":"2016-09-24T00:52:08","slug":"a-conquista-da-personagem","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/poetagem.com.br\/2004\/05\/03\/a-conquista-da-personagem\/","title":{"rendered":"A conquista da personagem"},"content":{"rendered":"\n\n\n
Data 03\/maio\/2004<\/span><\/td>\n<\/tr>\n<\/tbody>\n<\/table>\n


\n\u00a0\u00a0\u00a0\u00a0\u00a0Rigorosamente publicava a cada cinco anos. O quinto livro j\u00e1 era aguardado com certo inc\u00f4modo, pois o s\u00e9timo ano entrara em meses e a obra n\u00e3o dava sinais de vida.
\nOs mais pr\u00f3ximos, acautelados, sempre achavam um jeito de tocar no assunto. Ele limitava-se a desconversar quase sempre emitindo a mesma afirma\u00e7\u00e3o, que, no entanto, parecia pouco convincente.
\nAlgumas hip\u00f3teses em meio ao discreto c\u00edrculo dos devotados \u00e0 literatura se disseminavam. Dizia-se que o fil\u00e3o de seu imagin\u00e1rio se esgotara para a literatura. Que perdera a musa inspiradora. Que, ao contr\u00e1rio, a paix\u00e3o era a obra que anulava a obra. Que decerto vivia a crise de quem chegou ao est\u00e1gio em que a vida a menos vigorava. Que o reduzido p\u00fablico \u00e0 sua obra tida como de leitura trabalhosa por fim o desanimara.
\nA todas nenhuma palavra. Nem de rebate, nem de dissuas\u00e3o. Limitava-se ao direito de sil\u00eancio e de livre arb\u00edtrio \u00e0 sua condi\u00e7\u00e3o de escritor. Em mat\u00e9ria de literatura a palavra do escritor \u00e9 sua obra. Ou a aus\u00eancia dela. Um escritor n\u00e3o se explica quanto ao seu ato criador.
\nN\u00e3o se deveria ver nessa atitude quaisquer sinais de arrog\u00e2ncia. Compreendia a ansiedade de seus poucos leitores, a postura especulativa da imprensa, os progn\u00f3sticos da cr\u00edtica desfavor\u00e1vel e a apreens\u00e3o da cr\u00edtica favor\u00e1vel; o temor dos que o apontara como dos maiores. Compreendia. Contudo, tinha a convic\u00e7\u00e3o de que assim, com as incertezas das probabilidades, seria mesmo muito melhor.
\nNenhuma justificativa conseguiria satisfazer de forma convincente. Elas iriam, isto sim, acirrar posicionamentos, insuflar discuss\u00f5es, exigir cada vez mais seu envolvimento em tais epis\u00f3dios.
\nN\u00e3o. Reservava-se o direito de sil\u00eancio. Optava pelo efeito de seu sil\u00eancio. Insistia: n\u00e3o era arrog\u00e2ncia, tampouco presun\u00e7\u00e3o, muito menos indiferen\u00e7a ou descompromisso.
\nN\u00e3o. N\u00e3o era nenhuma. Tratava-se, na verdade, de algo inconfess\u00e1vel, uma vez que se restringia \u00e0 sua integridade pessoal. Fragilidades s\u00e3o reservadas ao exerc\u00edcio de autocr\u00edtica, de auto-an\u00e1lise. N\u00e3o cabe, menos ainda a um escritor, exp\u00f4-las ao seu exterior.
\nO seu romance teria sim atendido ao tempo-padr\u00e3o que institu\u00edra publicamente. Aconteceu-lhe, por\u00e9m, algo perante o qual sempre se pusera c\u00e9tico, quando ouvia mais de um colega divulgar a perda do dom\u00ednio desta ou daquela personagem. Que a personagem \u00e9 que passava a exigir-lhe posturas e comportamentos.
\nSua protagonista. Tra\u00e7ara-lhe um destino. Esp\u00e9cie de atra\u00e7\u00e3o fatal ao protagonista. Corpo, alma e mente inigual\u00e1veis, irresist\u00edveis. Dotou-a de tais qualidades, habilidades, amabilidades, sutilezas, intelig\u00eancia, meiguice, beleza f\u00edsica aspergindo recatada sensualidade.
\nEnla\u00e7ar o protagonista. Cravar-lhe a seta de seu cupido. Com isso, amor cativo, lhe restabelecer a paix\u00e3o pela vida a que renunciara parecia de maneira perempt\u00f3ria e irrevog\u00e1vel. Redivivo, tomaria gosto pela dific\u00edlima miss\u00e3o, pr\u00f3pria a um Aquiles. Miss\u00e3o que ele apenas seria capaz, se o quisesse, de cumprir.
\nEnt\u00e3o, o imprevisto impasse (que publicamente confessado o poria em rid\u00edculo): apaixonara-se t\u00e3o perdidamente por sua protagonista a ponto de n\u00e3o conceber a id\u00e9ia de sequer admitir o seu envolvimento amoroso com o seu protagonista.<\/span><\/span><\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"

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